OPINIÃO | QUATRO


Título: Quatro - Histórias da Série Divergente
Autor(a): Veronica Roth
Mês/Ano de Publicação: Março de 2015
Editora: Porto Editora

Sinopse:
Dois anos antes de Beatrice Prior ter feito a sua escolha, o filho de 16 anos do líder dos Abnegados fez o mesmo. A transferência de Tobias para os Intrépidos é a última oportunidade para um recomeço. Na nova fação não será conhecido pelo nome que os pais lhe deram, pois não permitirá que o medo o reduza a uma criatura indefesa.

Agora conhecido como "Quatro", Tobias depressa descobre que os Intrépidos foram a opção certa. No entanto, a Iniciação é apenas o começo, pois Quatro terá de conquistar o seu lugar na hierarquia da nova facção. As suas decisões afectarão futuros Iniciados, além de deixarem a descoberto segredos que poderão ameaçar o seu próprio futuro - e o futuro de todo o sistema de facções.

Dois anos depois, Quatro quer intervir, mas hesita no caminho a seguir. A primeira pessoa a saltar para a rede pode mudar tudo. Com ela, a solução para mudar o mundo pode tornar-se mais clara. Com ela, ser simplesmente Tobias volta a ser uma possibilidade.

Para os fãs da saga Divergente, pela autora bestseller do New York Times Veronica Roth, surge Quatro, um volume complementar que inclui quatro novas histórias anteriores à narrativa principal e três cenas exclusivas de Divergente - todas contadas do ponto de vista de Tobias Eaton.



Opinião:

Aguardei com muita expectativa o lançamento deste livro em Portugal. Devorei os dois primeiros volumes da trilogia em quatro dias (Que ironia!). E finalmente, cá está ele nas minhas mãos! Devo dizer que pensava que o livro iria ser maior. Não me senti completamente satisfeita quando acabei de o ler porque queria mais deste fantástico mundo. 

No entanto, chegou para matar as saudades. Ao contrário de muitas pessoas, eu gostei bastante da forma como Convergente foi escrito. Agradou-me ler sob ambas as perspectivas de Tris e Tobias. Por isso, é óbvio que adorei ler um livro escrito apenas pelo ponto de vista de Four.

Foi particularmente interessante saber um pouco da sua história de vida de uma forma mais aprofundada. Já sabíamos aquilo que ele conta a Tris, mas Tobias é sempre tão reservado e misterioso que muitas dúvidas ficaram no ar. Este livro veio clarificar e acertar muitas falhas que apareceram ao longo de toda a trilogia. Nesse sentido, o conto "A Tranferência" foi óptimo para pôr os pontos nos ís.

Dos quatro contos presentes no livro aquele que mais me agradou foi "O Iniciado". Neste conto, acompanhamos a iniciação de Tobias nos Intrépidos e o seu desempenho à medida que ultrapassa as Etapas. Sempre me perguntei como é que um rapaz Abnegado que sofria de maus tratos por parte do pai, se tornaria numa personagem tão forte e destemida como Four se apresentava. Finalmente pude perceber como.

O terceiro conto - "O Filho" - apresenta-nos a vida de Four após se ter tornado um Intrépido. É um conto de transição, onde nos é descrito o processo de adaptação do personagem à sua nova facção e ao seu novo estilo de vida. Gostei, embora não fosse dos meu favoritos.

"O Traidor" foi o conto que menos me agradou. Em certos momentos fiquei entendiada por estar a ler as mesmas cenas através de um ponto de vista diferente. Estou a referir-me a cenas românticas. Continuei sem entender muito bem a forma como Four se apaixonou por Tris, porque ele é muito vago nas descrições dos seus sentimentos. 

Existem algumas lacunas na forma como o livro foi escrito. Sinto que faltam certos pormenores para dar continuidade à história. Não gostei do facto da autora parar de escrever uma cena e começar a escrever outra que se passava horas ou dias depois. No entanto, como já referi, serviu para esclarecer determinados assuntos.
Foi uma leitura bastante satisfatória que merece sem dúvida uma pontuação de quatro estrelas  (obviamente).




Image and video hosting by TinyPic



Sem comentários:

Enviar um comentário