TOPS | PROBLEMAS NO DESIGN DOS LIVROS




Alguma vez olharam para a vossa estante e pensaram em todas a irregularidades que os livros apresentam esteticamente? 
O TOP de hoje mostra as 6 coisas que mais me irritam num livro no que toca à aparência. 



1. Cartazes de Filmes como Capas



Se há coisa que me deixa irritada são os Cartazes de Filmes usados como Capas. Se querem colocar um cartaz como capa, ao menos tenham a decência de o fazer como Dust-Jacket
Em Portugal, quando estreia uma adaptação cinematográfica de um livro, as Editoras tem tendência a alterar as capas. Exemplos disso são obras como Divergente, 50 Sombras de Grey, Se Eu Ficar, Jogos da Fome, Maze Runner... poderia ficar aqui o dia inteiro a enumerar exemplares!
Eu até percebo a teoria das Editoras: vamos a uma livraria, o cartaz do filme que vimos ontem chama-nos à atenção, logo, vamos comprar o livro. Existe necessidade de fazer isto no nosso país porque o mercado literário ainda é muito pequeno.
Todavia, para mim, isto não faz qualquer sentido! Eu não vou comprar um livro só porque fizeram um filme baseado naquela história. Antes pelo contrário. Eu vou ver o filme, porque antes disso já tinha lido o livro.
Para mim, um livro não precisa de tal publicidade para eu o adquirir.



2. Altura dos Livros


Será assim tão difícil estabelecer uma altura igual para todos os livros? Seria mais fácil para todos se existisse apenas aquele tamanho estandardizado.
A minha estante e eu agradecíamos pois assim evitávamos de ter de andar a jogar tetris para arranjar espaço para todos os livros!
Para além de ser leitora, sou coleccionadora. E nada mais me chateia do que ter uma estante feia. Gosto de ver tudo arranjadinho, por géneros, séries e stand-alones. E não posso fazer isso. Porque? Porque os meus livros têm todos tamanhos diferentes.




Pior do que não haver um tamanho standard? É não existir um tamanho standard na mesma série!
Gostava que todos os meus livros da Academia de Vampiros coincidissem uns com os outros, ao invés de serem todos de tamanhos diferentes. 



3. Mudança de Design das Capas


A Capa é normalmente aquilo que vende um livro. Quando vamos ás livrarias, se alguma Capa nos chama a atenção, perdemos tempo a ler a sinopse do livro e muitas vezes adquirimos um exemplar. Embora seja errado julgar um livro com base na sua aparência, em 95% dos casos isso acontece sempre. A Capa é um elemento poderoso num livro.
No que respeita ás séries/trilogias é absurdo existirem mudanças no design das Capas. Primeiro, porque não combinam. Segundo, porque não vamos associar aquele livro à série X.
Ainda que ás vezes, as mudanças sejam bem vindas, pessoalmente prefiro manter as originais. Mesmo que isso signifique ter livros feios.



4. Numeração na Lombada/Capa


A falta de numeração dos títulos que fazem parte de séries apenas me serve para questões de organização da estante. Quando chega aquela altura do mês que tenho que organizar toda a minha colecção, - seja por ter comprado mais obras, ou por estar tudo numa confusão - com aqueles livros com que estou menos familiarizada e que fazem parte de séries, faz falta saber a ordem de cada um. Primeiro, porque ao ler sinopses posso encontrar spoilers. Depois, porque poupa-me muito tempo.  
Além do mais, penso que um livro fica esteticamente mais bonito numa estante quando está numerado e tem a identificação da série/trilogia a que pertence, como é o caso dos três livros que compõe a trilogia As Origens da autoria de Cassandra Clare. 



5. Mudança de Design das Lombadas


Também as lombadas dos livros deviam ser estandardizadas: as fontes deveriam ser sempre colocadas para o mesmo lado. Não só por uma questão de estética. Mas também para ser mais fácil aos leitores. Assim evitam apanhar um torcicolo quando tentam ler os nomes das obras!
Quando vou à Bertrand ou a qualquer outra livraria, os livros estão todos agrupados e é difícil distinguir os títulos, pois tenho que andar a virar a cabeça de um lado para o outro para os ler.


6. Stickers


A única coisa que me irrita quando um livro tem stickers é quando os quero retirar e não consigo. Porque? Porque são parte da capa. Por exemplo, no caso do livro Convergente - de Veronica Roth - colocaram um sticker a anunciar o lançamento do filme Divergente. Na minha opinião, isso estragou a magnifica capa. Qual era a necessidade de fazerem algo permanente?



Image and video hosting by TinyPic


8 comentários:

  1. gostei e identifico-me com todos os pontos, excelente post

    ResponderEliminar
  2. Mesmo!!! Principalmente o ponto dos cartazes de filmes utilizados como capas... a sério não gosto nada. Mais valia mesmo fazerem como Dust-Jacket.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É não é? A mim irrita-me tanto ao ponto de ter vendido/trocado todos os livros que tinham cartazes como capa um cartaz do filme! Fiz tudo para arranjar as primeiras edições dos mesmos! Agora só tenho mesmo o Se Eu Ficar

      Eliminar
    2. Eu prefiro capas originais, tal como tu, mas a verdade é que os livros vendem muito mais assim que têm capa de cinema. Eu já trabalhei em distribuição de cinema e trabalhávamos com editoras quando eram adaptações e sei que essa realidade é mesmo verdade!

      Eliminar
    3. Sim, Ana, sem dúvida. Eu tenho plena consciência disso, pois nem todas as pessoas são como eu, que se puder até fujo de tais capas!

      Eliminar
  3. Nunca tinha pensado bem nisto mas realmente todos os pontos de que falaste também me irritam um pouco. Autocolantes mal posicionados e que são difíceis de arrancar mexem-me nos nervos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto são pormenores mínimos, mas a verdade é que para mim - que sou muito obcecada pela minha estante - me fazem imensa confusão. Oh sim! E quando não os consegues arrancar todos e os livros ficam com cola?

      Eliminar