RECOMENDAÇÕES | [YA] DISTOPIAS


Decidi criar esta rubrica para dar a conhecer alguns livros que merecem um lugar na vossa estante. Cada publicação irá ser dedicada a um género diferente. Apresento-vos 9 séries/trilogias que são classificadas como [YA] Distopias





MUST-HAVE 

Penso que todos vocês conhecem as duas trilogias que se encaixam nesta secção. São talvez os expoentes máximos das [YA] Distopias devido à sua popularidade. Todavia, não podia deixar de incluir estas magníficas obras nesta lista. Se és fã deste género e ainda não leste nenhum destes livros, de que estás à espera?


Trilogia Jogos da Fome, Suzanne Collins

Para mim não restam dúvidas: esta foi a trilogia que impulsionou a onda Distópica que atravessamos. 
Os livros seguem a jornada de Katniss Everdeen na luta contra as injustiças do Capitólio. A rapariga vive num país intitulado de Panem - situado na América do Norte -  dividido em 12 distritos que estão sob a alçada do Capitólio. Todos os anos, com o objectivo de relembrar e punir aqueles que se revoltaram contra o governo, são organizados os chamados Jogos da Fome, onde um rapaz e uma rapariga são escolhidos para lutar pela sobrevivência numa arena repleta de perigos. 



Trilogia Divergente + Novelas, Veronica Roth

Esta trilogia revelou-se um fenómeno de vendas no nosso país. Culpo a influência dos filmes - no bom sentido, como é óbvio. Para minha vergonha, não tenho um exemplar de Insurgente, o segundo livro da trilogia. Mas brevemente ele irá estar na minha colecção. 
A história passa-se numa Chicago Distópica que se encontra dividida em 5 facções: Abnegados, Intrépidos, Cândidos, Eruditos e Cordiais. Aos 16 anos os jovens realizam um teste de aptidão que determinará em qual das facções se encaixam: serão altruístas, corajosos, sinceros, inteligentes ou afectuosos? Tris, a protagonista intrépida, irá travar uma batalha contra o sistema com o objectivo de desvendar a verdade há muito escondida.



YOU SHOULD READ

A maioria das Distopias presentes nesta categoria apresentam características invulgares com as quais poderão não estar familiarizados. Para todos os gostos e feitios, só têm de escolher aquela se adequa melhor a vocês.


Série Crónicas Lunares, Marissa Meyer

Alguma vez imaginaram que um Conto de Fadas poderia vir a ser transformado num mundo conturbado e perigoso? Eu certamente não, mas rendi-me totalmente a esta série. Cada livro segue protagonistas diferentes embora nos sejam apresentadas as personagens do volume anterior. 
Cinder - adaptação do Conto de Cinderella - é uma cyborg, que exerce a profissão de mecânica, condenada a trabalhar para a sua madrasta. Numa sociedade que atravessa uma epidemia de peste e que vive aterrorizada por um povo mágico, - os Lunares -  Cinder é apelidada de aberração. Mistério, intrigas, romance e vingança são alguns dos ingredientes que compõe esta trama. No final fica a questão: será que os Contos de Fadas são assim tão perfeitos?


Série A Selecção, Kiera Cass


Olhado para esta capa maravilhosa, ficamos instantaneamente tentados a comprar o livro, independentemente da sinopse do mesmo. A verdade é que, esta não é uma daquelas histórias que nos deixa completamente arrasados, género Hunger Games. Para mim, faltou muita descrição acerca do mundo distópico que nos é apresentado. No entanto, é sem dúvida uma obra que nos prende. 
A Selecção funciona como um género de reality show onde 35 raparigas são escolhidas para disputar o coração do príncipe Maxon. Durante um tempo indeterminado, elas vivem uma autêntica vida de princesa: recebem aulas de etiqueta, participam em bailes, ganham a chance de viver num palácio e sobretudo, acompanham o jovem príncipe. Para muitas, é uma oportunidade de fugir ao sistema de castas implantado. America Singer, oriunda de uma das castas inferiores, abandonou a sua antiga vida de cantora com o objectivo de proporcionar uma vida melhor à sua família e juntou-se a este reality show que virou o seu mundo de pernas para o ar.



Dualogia Destinos Interrompidos, Lissa Price

Com muita pena minha, esta dualogia não obteve a projecção que merecia
Destinos Interrompidos segue Callie Woodland, uma orfã de 16 anos que tenta lutar pela sua sobrevivência numa Los Angels destruída pela Guerra dos Esporos. Esta tragédia vitimou todos aqueles que tinham mais de vinte anos e menos de sessenta. Obrigada a viver em prédios degradados, a roubar alimentos e a fugir das autoridades, Callie tenta a todo o custo salvar o irmão - Tyler -  das ruas. Com esse objectivo em mente, a rapariga estabelece um acordo com uma misteriosa empresa intitulada Destinos Primordiais, que aluga corpos aos Idosos - apelidados de Terminantes - para que estes possam (re)viver uma vida de adolescentes. Na sua jornada, Callie descobre segredos, esbarra em conflitos e encontra novos aliados. 



Trilogia Maze Runner, James Dashner

Tenho a certeza que, por estes dias, esta trilogia é falada pelas bocas do mundo. Senti-me tentada a colocá-la na categoria Must-Have. Só não o fiz pois penso que Maze Runner ainda não tem uma grande projecção no nosso país.
A história passa-se num local intitulado de Clareira, habitado por um grupo de jovens rapazes que se viram obrigados a construir um acampamento em tal lugar. Todos os meses, através de uma caixa, é enviado um novo elemento do sexo masculino para se juntar ao bando. Thomas é o último e tal como os seus colegas, não se lembra da sua vida passada.
A chegada de Thomas desencadeia uma série de acontecimentos invulgares na Clareira, um lugar repleto de perigos e criaturas bizarras, e o grupo vê-se obrigado a descobrir a resposta ao enigma de que todos fazem parte.


Trilogia A 5ª Vaga, Rick Yancey

A Estreia do filme - inspirado no primeiro livro da trilogia - impulsionou a sua popularidade no nosso país, mas não o suficiente para o incorporar nos Must-Have (muito embora a obra seja excelente). A 5ª Vaga conta a história de Cassie Sulivan, uma jovem de 16 anos,cuja vida se virou de pernas para o ar com a chegada de extraterrestres apelidados de "Outros". Milhares de pessoas morreram após as quatro primeiras vagas que assolaram a Terra e o planeta ficou devastado. Com um único objectivo em mente: salvar o irmão Sam, a protagonista vê-se obrigada a estabelecer alianças com desconhecidos, mesmo sabendo que só deve confiar em si própria. Cassie é obrigada a tomar difíceis decisões e a lidar com as consequências das mesmas. Será que conseguirá sobreviver à 5ª Vaga?



Trilogia The Darkest Minds, Alexandra Bracken

Infelizmente, The Darkest Minds não se encontra traduzido na nossa língua materna, mas merece um lugar de destaque nesta lista. A história passa-se nos EUA e conta a jornada de Ruby, uma rapariga que foi rejeitada pelos seus pais e obrigada a ingressar num campo de reabilitação, quando tinha apenas 10 anos. Durante 6 anos, Ruby viveu sob a alçada de um governo que tenta controlar jovens , que tal como ela, possuem poderes especiais. Até que, decide escapar de tal prisão e juntar-se a Liam, Zu e Bolota numa jornada repleta de perigos e fugas. Juntos, tentam encontrar o Fugitivo, uma misteriosa figura que promete protecção aos que têm um super-poder. 


Trilogia Shatter Me, Tahereh Mafi

À Semelhança da trilogia anterior, Shatter Me também não teve o privilégio de ocupar as prateleiras das nossas livrarias, sendo que é muito pouco conhecida no nosso país. No entanto, tenho que admitir que foi das distopias que mais me cativou, não só pela trama, como também pela escrita da autora. O primeiro volume conta a história de Julliette Ferrares, uma rapariga que possui um toque letal, ferindo todos aqueles que se atreve a tocar. Desta forma, Julliette foi enclausurada numa cela, após ter assassinado uma criança de 3 anos. A jovem vive no escuro, limitando-se a escrever os seus sonhos e ambições num pequeno pedaço de papel. Até à chegada do seu novo companheiro, Adam Kent, uma das únicas pessoas que consegue tocar Julliette sem se magoar. Os dois acabam por se apaixonar, e tentam a todo o custo escapar a Warner, o líder do Restabelecimento, que propõe à rapariga um acordo ingrato em troca das suas capacidades. No entanto, Julliette depressa percebe que vive num mundo complexo e inundado de problemas, cabendo-lhe a ela a missão de o salvar. 




Sem comentários:

Enviar um comentário