AUTORES | SESSÃO DE AUTÓGRAFOS COM PEDRO CHAGAS FREITAS


A propósito do lançamento do novo livro de Pedro Chagas Freitas, Prometo Perder, julgo ser pertinente partilhar com todos os leitores do Mixórdia Literária, a óptima experiência que tive com o autor. Sei que este é um post um pouco diferente do que estão habituados, mas espero vir a escrever mais destes no futuro!


Confesso que nunca tinha estado perto de um/a escritor/a, uma vez que as obras que passam pelas minhas mãos são, na sua grande maioria, estrangeiras. Por isso, até então foi-me impossível conhecer algum dos génios que inventara alguma das minhas histórias favoritas - ainda mais quando sempre vivi numa pequena cidade do litoral. Até ao passado dia 6 de Fevereiro do ano corrente. Tive o prazer de conhecer um dos autores portugueses mais aclamados do momento, Pedro Chagas Freitas, que me surpreendeu pela positiva em diversos aspectos. Lembro-me que estava um pouco nervosa, e ter sido a primeira a falar com ele não ajudou muito. Sabem aquele nervoso miudinho misturado com a ansiedade que costumam sentir quando estou entusiasmados com algo? Era exactamente esse turbilhão de sentimentos que tinha dentro de mim. Nunca disse aqui no Blog, mas adoro Pedro Chagas Freitas de uma forma como nunca adorei nenhum autor. Julgo que, tudo aquilo que ele escreve é verdadeiro, cru e sentido. Assumo que sou uma grande fã do imaginário, no entanto, a escrita de PCF é tão cheia de sentimentos verdadeiros e de momentos corriqueiros, que é impossível não me apaixonar por ela. Por isso, ter o privilégio (e a sorte!) de conversar com ele por uns minutos, foi muito gratificante. Nesse curto espaço de tempo apercebi-me da sua simplicidade e genialidade. Para começar a dedicatória no meu exemplar de Prometo Falhar, o escritor pediu-me uma palavra, o que por si só já revela a sua originalidade. Escolhi "Para", pois na altura não me ocorreu nada menos coloquial. Mas parece-me que começar um autógrafo com essa expressão nunca é má ideia. O resultado foi aquele que podem ver na imagem abaixo. Confesso que não consigo entender muito bem a letra de médico do autor, mas mesmo assim é óptimo ter um livro que adoramos autografado por aquele que o escreveu. Enquanto dactilografava as palavras, que mal consigo decifrar, Pedro Chagas Freitas questionava-me sobre assuntos pessoais - como a Faculdade onde estudo, ou o curso que frequento - e confesso que, o Mixódia Literária também foi um dos temas da nossa curta troca de palavras. No final, vieram as fotos para registar e eternizar o momento em que conheci um dos meus autores de eleição.




Neste momento, o autor tem marcadas sessões de apresentação da continuação de Prometo Falhar, um pouco por todo o país. No próximo dia 23 de Junho, irá estar na FNAC do Chiado, e como não poderia deixar de ser, eu também. Depois contar-vos-ei tudo aqui no blog!


Sem comentários:

Enviar um comentário