OPINIÃO | PONTO SEM RETORNO


"Ponto sem Retorno" foi uma lufada de ar fresco nas minhas leituras, uma vez que é um livro leve com o seu q.b. de humor, drama e romance. 
Esta foi leitura bastante rápida, talvez porque até próprio o tempo da história passa a correr. Para mim esse foi um dos factores que mais gostei no livro: a escrita de Gabriela é clara e directa, não existindo aqueles enredos chatos e enfadonhos que por vezes fazem o leitor colocar um livro de lado. Ainda assim, confesso que fiquei a desejar um pouco mais de descrição do mundo mágico de Kendrad, o qual me fascinou absolutamente. Apesar disso, considero "Ponto sem Retorno" uma óptima obra de estreia desta jovem autora, cuja premissa, ainda que pouco desenvolvida neste primeiro livro, é bastante interessante e promissora. 
Ao contrário do que li noutras review, não achei que a história fosse previsível, aliás foram várias as revelações que me deixaram intrigada. Na minha opinião, a autora camuflou muito bem as verdadeiras intenções de cada personagem, desviando sempre as atenções para a protagonista. Sendo este um romance YA, é perfeitamente normal existir uma protagonista dotada de algum tipo de poder, uma dupla romântica e até um triângulo amoroso, e o leitor deve ter isso em mente quando lê livros deste género. Dentro destes estereótipos que existem no género Young-Adult penso que "Ponto sem Retorno" não os evidencia flagrantemente, permitindo ao leitor ler a história sem passar cada página a revirar os olhos. Quero com isto dizer que a protagonista é de facto a peça chave que despoleta a trama e existe de facto um interesse amoroso entre Giselle e duas personagens masculinas, mas nada disto é o ponto fulcral da história. O que realmente cativa em "Ponto sem Retorno" é o mistério por detrás de um mundo que em tempos abrigou seres mágicos e que agora os abomina. Mal posso esperar pela continuação para descobrir mais pormenores em relação a este mundo maravilhoso! 
Após ler a sua sinopse fiquei instantaneamente interessada nesta história mágica que é tão mais do que um simples romance YA e a verdade é que a obra não me desiludiu. A minha classificação será de 4,5*.

Parabéns Gabriela! Quero agradecer pelo envio do livro e pelo adorável autógrafo no mesmo - que só me apercebi quando comecei a leitura hehe. Continua o bom trabalho, e no futuro espero poder acompanhar o teu crescimento! 

Opinião disponível em Goodreads.

1 comentário: